Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Dicas de Saúde

Síndrome do intestino irritável (SII)

É um conjunto de sintomas provocados pelo mau funcionamento do intestino. Por algum motivo, ainda não completamente descoberto, o intestino se torna hiperreativo e hipersensível, reagindo com vigor anormal aos estímulos normais do dia-a-dia. As fibras musculares lisas do intestino se contraem com muita frequência. O paciente pode ouvir os barulhos da barriga com facilidade. Isso provoca dores abdominais e distensão (sensação de barriga estufada) com várias evacuações amolecidas ao longo do dia.

A forma constipada dessa doença é diferente, as fezes são mais endurecidas, às vezes com pouco volume. O paciente não consegue ter um esvaziamento intestinal satisfatório, recorre a vários tratamentos por conta própria e, às vezes, convive com a doença sem procurar o especialista (Gastroenterologista).

Os sintomas mais comuns são dor ou desconforto abdominal, diarréia ou constipação, distensão abdominal.

As dores, bem como os outros sintomas, podem piorar com o estresse e ansiedade.

Não é uma doença perigosa, não leva a nada grave no futuro, porém, incomoda bastante o paciente. O tratamento nem sempre é fácil. As drogas mais utilizadas atuam diminuindo ou acelerando as contrações musculares da parede intestinal. A medicação a ser escolhida para o tratamento varia muito dependendo do quadro clínico de cada paciente.

ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS OU CONSUMIDOS COM MODERAÇÃO.

  • O álcool também deve ser evitado, pois desencadeiam espasmos no colón.
  • Alimentos ricos em sorbitol: presentes em produtos dietéticos (por exemplo goma de mascar) e medicamentos. Encontra-se também em quantidades consideráveis em alimentos como pêssego, ameixa, cereja, maçã, pêra, uva, chocolate e doces em pasta.
  • Leites e derivados.