Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Exames

Colonoscopia

O que é?

A colonoscopia é um procedimento que avalia as paredes do cólon (intestino grosso) e íleo distal (intestino fino). Semelhante à endoscopia digestiva alta, nesse procedimento também é usado um aparelho longo, flexível em formato de tudo, chamado colonoscópio e que possui uma câmera na ponta que possibilita ao médico a visualização das imagens através de um monitor.

Para a realização desse procedimento, além de toda equipe multiprofissional presente, é indispensável o suporte do médico anestesista.

Para que serve?

Além da avaliação da superfície interna do intestino, esse procedimento também permite a realização de cirurgias endoscópicas como as polipectomias (extração de pólipos), mucosectomias (extração de pequenos tumores planos) e outras.

Como devo me preparar?

Para a realização do exame é fundamental que o intestino esteja muito limpo. Para isso é importante seguir rigorosamente todas as orientações bem como o preparo para a realização do procedimento. A equipe médica deve ser informada sobre o uso contínuo de qualquer medicação.

Caso haja algum resíduo no interior do intestino de forma que impossibilite a realização do procedimento, o mesmo será cancelado.

Como é a recuperação após o procedimento?

O exame dura cerca de 20 a 30 minutos e são comuns sintomas como cólicas leves, estufamento e desconfortos no abdome. Em função do uso de medicação sedativa, é obrigatória a presença de um acompanhante que auxilie o paciente no que for necessário, pois o mesmo não poderá dirigir qualquer veículo de locomoção (bicicleta, carro, moto, caminhonete) nem tampouco ir para casa sozinho.

Quais são os riscos?

As intercorrências são eventos raros podendo ser decorrentes de reações aos medicamentos usados, como complicações pulmonares ou cardíacas, inclusive perfuração do intestino ou hemorragia. Portanto é importante estar consciente das possíveis complicações e, ao menor sinal, como por exemplo, dor acentuada persistente, fezes enegrecidas ou sangramento persistente nas horas ou dias seguintes, entrar em contato imediatamente com a equipe médica.

Voltar