Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Serviço Especializado

Tratamento endoscópico de varizes gástricas

O que são as varizes gástricas?

Alguns pacientes com hipertensão portal (secundária a cirrose do fígado, por exemplo) podem desenvolver veias dilatadas (varizes) no estômago. Estas ficam geralmente próximas da transição do estômago com o esôfago ou na parte inicial do estômago chamada de fundo gástrico.

As varizes gástricas são geralmente vasos calibrosos que ao romperem causam sangramento digestivo de grande volume. Por isto a necessidade de tratamento destas.


Tratamento endoscópico

Por serem volumosas, as substâncias que são utilizadas para a esclerose das varizes do esôfago não são suficientes para "secar" as varizes do estômago. Por isto, nestes casos precisamos utilizar uma "cola biológica" que, quando injetada dentro da variz com auxilio de uma agulha no aparelho de endoscopia, gruda no tecido do vaso dilatado fazendo com que este seja obstruído.

Esta cola pode ser utilizada durante um episódio de sangramento agudo destas varizes e, em alguns casos, também pode ser utilizada para prevenir que isto ocorra.

Após algumas semanas da injeção da cola, o organismo expulsa esta para fora. Este processo leva a cicatrização que "seca" a veia dilatada daquela região, prevenindo o sangramento destas.

Voltar