Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Serviço Especializado

Ecoendoscopia com punção (punção eco-guiada)

Ecoendoscopia ou ultrassom endoscópico é o método que associa endoscopia e ultrassonografia no mesmo exame.

A punção, também conhecida como punção eco-guiada, é como uma biópsia. É a retirada de fragmentos da lesão examinada que serão enviados para análise do patologista, auxiliando com isso o diagnóstico. Como é feita com uma agulha ultrafina, denomina-se punção. Essa agulha é passada pelo interior do aparelho de ecoendoscopia até a lesão a ser puncionada. Se a lesão estiver na parede, a punção ultrapassa a camada mucosa e adentra nas outras camadas mais profundas (submucosa, muscular ou serosa). Caso a punção seja de uma lesão fora da parede (no pâncreas, por exemplo), a agulha ultrafina atravessará a parede do tubo digestivo, adentrando no interior da lesão no órgão.

Quais são os riscos de se realizar uma ecoendoscopia com punção?
Em exames terapêuticos, quando se realiza a punção eco-guiada para biópsia de tumores ou cistos, o risco de sangramento ou de perfuração varia de cerca de 0,5% a 5%. Existe risco de infecção quando se realiza a biópsia eco-guiada de cisto pancreático, que é combatido com administração de antibióticos antes e após o exame.

Voltar